quinta-feira, março 24, 2016

JUDEUS CELEBRAM A FESTA DO PURIM

Inicia-se hoje a Festa histórica originada pela salvação física dos judeus que viviam na Pérsia nos dias do rei Assuero, a Festa do Purim.
A intervenção da raínha Ester junto ao seu marido e rei, por insistência do seu tio Mordecai, permitiu contrariar os planos macabros de Haman que, à semelhança de alguns genocidas que se lhe seguiram com o mesmo ódio e planos de destruição total do povo judeu - Hitler, Estaline, Khomenei, Mohamud Abbas, etc. - planeava um dia em que todos os judeus que viviam nos territórios sob domínio persa seriam mortos. 
Haman não sabia no entanto que Deus estava no controle, e que nenhum dos Seus planos pode ser anulado, pelo que, quem acabou por perder a vida foi o próprio Haman, e o povo judeu passou a viver em liberdade total, assumindo até a preeminência em todo o império persa.
É esse dia de libertação, salvação e vitória do povo judeu relatado no Livro de Ester 9:20-22 que passou a ser celebrado pelos judeus ao longo das gerações, até aos nossos dias. É um tempo de festa, em que muitos ostentam máscaras, trocam presentes, e convivem alegres nas ruas, numa espécie de "carnaval" judaico.
Nesta época em que a evidência do crescente anti-semitismo se verifica a cada dia, muito em especial na mesma região do globo onde há 2.400 anos esta fascinante história teve lugar, é tempo de lutarmos contra esse pecado e de tudo fazermos para proteger o povo judeu dos modernos hamans que tudo farão para dizimar por completo o povo eleito por Deus. Ao mesmo tempo que não podemos calar-.nos em tempos tão agitados, podemos mesmo assim alegrar-nos, sabendo que o mesmo Deus que salvou aquela geração de judeus na antiga Pérsia é o mesmo que hoje pode proteger os judeus de todos os seus inimigos!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Skitt disse...

Qual a razão de grande parte do mundo odiar os judeus? Sou cristão e procuro ter o máximo de respeito pelo povo do qual veio Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Como sei, com certeza, que Deus é soberano, me tranquilizo na certeza do cuidado de Deus para com o povo de Israel. Mas a essência deste mal está mesmo no coração maldoso por natureza do ser humano que também odeia a tudo que lhe não convém!